SisAlu - Informativo Jan/2013

Voltar

é com grande entusiasmo que envio esta primeira newsletter, espero que gostem da leitura.

- Dicas do suporte

"Nesse início de ano, não esqueça de verificar se irão ocorrer mudanças no esquema de notas e passar para o suporte as modificações necessárias.
Isso poderá evitar surpresas de última hora." - Dica do Ferraz

No SisAlu é possível configurar não somente as notas finas do bimestre/trimestre, mas também as notas parciais.
Se sua escola ainda não tem está configuração, mas deseja armazenar todas as notas dos alunos, não deixe de falar com o suporte técnico para fazer esta configuração antes do fim do 1 bimestre/trimestre.


"Já preparou os históricos de seus novos alunos?
É extremamente importante fazer isso o quanto antes para verificar possíveis particularidades dos históricos e não ter dor de cabeça na hora de emiti-los"

Esta dica não serve somente para novas matriculas, que trazem o histórico escolar de outras escolas e precisam ser alimentados no SisAlu, mas também para novos clientes que desde já podem iniciar o processo de alimentar os históricos dos anos anteriores ao inicio do uso do SisAlu.
 

- Novidades no SisAlu

Módulo acadêmico :

 - Tela de objetivos : esta talvez seja uma das telas menos conhecidas do SisAlu e certamente merece estar num futuro informativo na seção "Funcionalidade em foco" ( você conhece a diferença entre sessão, cesão e seção ? veja aqui http://bit.ly/ookIp ).

 A melhoria feita nesta tela é a possibilidade de definir o mesmo objetivo para séries diferentes, uma sugestão dos colégios CAMB e Ethos.
 Para acessar a tela ir no menu principal matérias, menu lateral objetivos

 - Carga Horária do historico em minutos : agora é possível definir que a carga horária do histórico o SisAlu deve transformar de hora aula para hora minuto, informando a duração em minutos das aulas. Esta configuração pode ser feita no menu Configurações, menu lateral Conf. Gerais. Esta foi uma necessidade sugerida pelo Colégio Regina Coeli.

 - Documentos Digitalizados ( ou escaneados ) : é possível agora deixar digitalizados e organizados os documentos dos alunos, isto é feito diretamente na tela de cadastro do aluno, no guia outros.Esta funcionalidade foi sugerida pela FEAP e pelo Colégio Integração.
 
 - NIS do aluno : foi incluído, por sugestão do colégio Madre Cabrini, o campo do Número de identificação Social no cadastro do aluno, que pode ser encontrado no guia Procedência.

 - Bolsas diferentes ao longo do ano : é possível agora definir bolsas diferentes ao longo do ano, isto é feito na própria tela de definição do motivo da bolsa, clicando na opção "Aplicar bolsa diferente ao longo do ano". Está foi uma necessidade do Colégio Novo Ideal e do novo cliente Carneiro Ribeiro.
 
 - Diário Online : Adicionamos ao tutorweb a opção dos professores lançarem a frequência diária, assim como o conteúdo lecionado em cada aula. Esta foi uma sugestão da FEAP.

 
 - Compactar o banco de dados ao fazer o backup : Agora o SisAlu compacta o banco de dados após fazer o backup.


- Olhando para o futuro

 - Corrigir os celulares : irei fazer uma rotina para corrigir o número de celular da cidade de São Paulo, que acrescentou um 9 na frente.

 - Estorno : estou criando uma tela para poder devolver valores cobrados a mais ( atualmente já existe a possiblidade do SisAlu adicionar um extra negativo no mês seguinte de forma automática, esta tela será para casos de devolução em dinheiro )

 - Desconto de 100 % no caixa : será possível definir um desconto de 100 % para a parcela ao fazer a baixa pelo caixa.

 - Melhorar a Velocidade de emissão de boletins : estou fazendo mudanças na forma de armazenamento das notas que irão permitir uma melhora substancial na emissão de boletins, principalmente daqueles que tem a média da classe.

 - Lista de documentos : a tela de documentos do aluno será modificada para permitir a escolha de uma lista de documentos pré cadastrados.


- Funcionalidade em foco

Nova certidão de nascimento : esta não chega a ser uma funcionalidade, mas sim um campo que existe a algum tempo e que poucos conhecem, mas que no início do ano pode ser muito útil, trata-se do novo formato do número da certidão de nascimento. Ele encontra-se na própria tela de cadastro do aluno, porém um pouco escondido. Se reparar, o nome "Reg Nasc" está sublinhado, como se fosse um link, clicando com o mouse nele o campo de registro de nascimento muda para o novo formato e clicando novamente volta para o formato antigo.


Aluno potencial : É uma funcionalidade importante não somente no inicio do ano, mas também ao longo do mesmo. Ela permite cadastrar um aluno utilizando um número de RM fora da sequência de RMs da escola. O SisAlu faz isto acrescentando a letra P no fim do RM quando a opção 'Aluno potencial' estiver marcada ao criar o aluno.
Após criar o aluno, é possível no guia Mkt ( marketing ) informar qual a série de interesse, como ficou sabendo, e cadastrar o histórico de contatos do aluno.
Caso o aluno venha efetivar a matrícula pode-se modificar o RM do aluno para que deixe de ser um RM de aluno potencial e passe a ser um RM de um aluno ativo.

Análise de rematriculas : no menu classe, menu lateral rematrículas, é possível analisar de forma detalhada  ou consolidada o andamento das rematrículas. Para usar esta tela, colocar no periodo de origem o ano 2012 e no ano de destino 2013 e pressionar o botão com as setas verdes para atualizar a tela.

O guia Resumo por escola mostra valores "auto explicativos", um dado importante é o valor "Fim do curso" que representa quantos alunos estavam na última série oferecida pela escola em 2012 e é o número de alunos que a escola obrigatoriamente perdeu no ano de 2012 e que precisa ser, pelo menos reposto, com as novas matrículas. 

No guia Resumo por turma, caso tenha sido cadastrada a capacidade de cada turma, é possível analisar a taxa de ocupação, assim como as rematrículas por série e por ensino.

 

Botão de impressora : o botão de impressora é uma funcionalidade que existe em diversas partes do SisAlu, basicamente é um atalho para um relatório associado à tela, por exemplo, quando estamos na tela de cadastro do aluno, o botão de impressora pode ser associado à ficha cadastral do aluno, se estiver no guia de ficha de saúde, ao relatório de ficha de saúde da escola.
No menu de matrículas, é possível associar o botão de impressora ao contrato do aluno, ou até mesmo a um kit de matrícula, que tenha vários relatórios.


- A voz do usuário

Neste primeiro número a voz do usuário sera a minha voz ! espero ouvir notícias de vocês em fevereiro !

A minha recomendação é uma noticia sobre empresas que investem em projetos educacionais :

https://exame.com/pme/6-startups-que-investiram-para-mudar-a-educacao/

e sobre o projeto de arte do google ( google art project ) :

http://www.googleartproject.com/pt-br/

que é um projeto impressionante do google, que permite ver as obras de centenas de museus do mundo todo, por exemplo, este é o link para o Museu de Arte Moderna de New York :  http://www.googleartproject.com/collection/moma-the-museum-of-modern-art/

 

Espero que tenham gostado,

 

Marcos Pereda

Inscreva-se no nosso informativo