Extra , Extra ! Informativo Extra do SisAlu

Voltar

Esqueci no primeiro informativo de falar sobre uma funcionalidade muito importante no início do ano :

Como ordenar a lista de chamada ?

A lista de chamada pode ser ordenada de 3 maneiras diferentes :

1 - Mudar a ordem de um único aluno.

Ir no menu aluno, menu lateral Matrícula e Transf.

Em seguida, selecione a matrícula que deseja alterar o número de chamada e com os botões de setas aumente ou diminua o número de chamada do aluno :

 

 

Não precisa clicar no botão de confirma para gravar as alterações.

 

2 - Colocar em ordem alfabética uma turma ou mesmo todas de uma vez.

Ir no menu Classe, menu lateral matrícula. Se quiser mudar a ordem somente de uma turma, selecionar a turma, se não, deixar clicada a opção Todas as turmas no quadro inferior "Mudar ordem dos alunos":

 

 

Antes de ordenar as turmas, pode-se definir uma data de corte, isto é, uma data a partir da qual os alunos irão para o final da lista.

Por último, clicar no botão verde do quadro inferior "Mudar ordem dos alunos".

 

3 - Deixar configurado para que o SisAlu mude, automaticamente, a ordem da classe a cada nova matrícula ou transferência.

É possível fazer esta configuração por classe ou por ensino, aqui vou mostrar como fazer por ensino, para fazer por classe ir no menu de cadastro de turmas ( menu Classe, menu lateral Cadastro ).

Para fazer por ensino, ir no menu Classe, menu lateral Ensinos. Selecionar o ensino e configurar as opções Mudar lista automaticamente e Remanejar ao transferir, informando a data de fechamento das listas de chamada, conforme abaixo.

Notar que a opção remanejar ao transferir faz com que ao transferir um aluno de turma, o SisAlu deixe somente a última matrícula do aluno, removendo a matrícula anterior. Esta opção de remanejamento é muito útil no incio do ano, enquanto as listas de chamadas não foram fechadas, pois o aluno não poderia constar em duas turmas enquanto as listas não são fechadas.

 

* Transferências ou remanejamentos não alteram o financeiro do aluno

 

Espero que esta dica seja de grande valia, se tiverem dúvidas de como implementar na sua escola não deixem de entrar em contato com o suporte técnico.

 

Até a próxima !!

 

Marcos Pereda

Inscreva-se no nosso informativo